BiXinhos i ChiCLate

"A fé na razão está sujeita a parecer racionalmente tão insustentável como qualquer outra fé" . . . entre duvidas fica a certeza desta minha aventura!!

terça-feira, agosto 15

Praha: last but not the least

Cheguei da minha melhor "viagem com asinhas" dos ultimos tempos!
Descolei com ceu limpinho e pla primeira vez vi a minha cidade do ar, reconheci tudinho! A minha rua, a minha ponte para o trabalho e ate a das saidas! o campus da novartis e ate o edificio da cantina reconheci!!!
Cheguei igualmente com ceu limpo, o que me deixou antever o rio Vltava, o norte e o sul de Praga, com a cidade circundada de pastos e cazinhas mt arrumadinhas!!! A aterragem foi como uma pena! Tudo comecava bem o que me anunciou uns dias mt bons na visita aquela que dizem ser a Perola do Oriente!

O reencontro!!! Ver uma carinha laroca sabe sempre bem!! Foi tempo de descobrir a residencia e dar o primeiro giro na cidade!! O quarto era simples, apenas um quarto duplo para estudantes, duas camas, um armario, duas secretarias, uma casa de banho e um fogaozito para quem se quer aventurar! Tudo bem menos o elevador que era assustador no seu verde velho e gasto cheio de truques e manias! mas nada que as duas nao saibamos resolver!

Na cidade, a primeira visita foi ao Hradcany (Castelo de Praga)! Se na Europa Ocidental todos os caminhos vao dar a Roma, eu e a Inesinha somos testemunhas que todos os passeios acabam no Castelo!!! À parte desse pormenor, o Hradcany é mesmo um local obrigatorio para quem vai a Praga! Encantamos-nos desde o inicio, so com a vista que tinhamos ao subir a colina, o meu segundo dislumbre da cidade e a primeira vez k a anieska se apaixonava por akelas pinturas coloridas que viriamos a encontrar aos molhos!

No interior é praticamente uma cidade! A Golden Lane é uma viela com casinhas do sec. XVI, pequeninas e amorosas à nossa medida, enchem-se agr de comercio e de vida e se encontra um lado de Daliborka Tower!
A St. Vitu's Cathedral è um espanto, fiquei abismada quando cheguei a sua praça e olhei de baixo para cima para ver tamanha contrucao! Na mesma praça um convento e a basilica de St. George's e All Sait's Church completam a St. Georges Square!
Mais boqueabertas ficavamos ao chegar ao Old Royal Palace. Seguimos plo Vikárka, e fomos dar a Garden on the Bastions, que eu achei particularmente uma delicia!

Continuamos para Daliborka Tower, que serviu de prisao e cujo primeiro preso lhe deu o nome, e para a estufa toda engraçada apelidada de Orangerie. E como um castelo tbem tem festas e rainhas fomos a Ball Game Hall e ao Royal Summer Palace (Queen Ana' Summerhouse). Despedimo-nos do castelo com um descanso no Garden of Paradise e uma olhada no Riding School and Terrace.

Malá Strana (Lesser Town) foi o proximo alvo de descobertas!! Um belo passeio a beira rio que nos levou por ruinhas mt tipicas a uma das pontas da ponte mais gira - Karluv Most. Daí rumamos a uma das ruas mais engracadas - Musteka que desagua na praça Malostranské Namésti com a St. Nicholas Church. Subimos e subimos e encontramos a Loreta - uma copia da Santa Casa italiana (se nos quizerem oferecer algo de Praga eu e a I. agradecemos a Loreta!). Depois daquele tesouro, Petrin Tower supostamente uma replica da Torre Eiffel mas que desta vez nao nos convenceu.. Valeu sim a descida para a Karluv Most que permitiu admirar a cidade de outro angulo!

Esta ponte pedestre de noite é um charme! 30 esculturas e estatuas de santos de um lado ao de outro, e duas enormes torres nas pontas, uma delas a charmosa Old Town Bridge Tower goticas por sinal e onde uns senhores todos janotas tocaram para nos!!

Infant Jesus of Prague.. estava la mas escondido a dormir um soninho descansado! Vimos muitos, aos milhares, mas nao o original...

Josefov é o bairro judeu, onde como era de esperar se encontra riqueza e (mais uma vez) tudo mt bem cuidado! A estátua de Franz Kafka valeu-nos conversa com um velhore maluco e das 6 sinagogas para ver preferimos a Staronová Synagogue - a sinagoga mais antiga da Europa e a Espanhola por uma questao de cortesia Iberica! Mas na verdade cada rua casa sinagoga plo que as pamilhamos a todas! Adorei o Jewish Town Hall e a passagem obrigatoria plo Anezský Kláster (Convento de Sta Ines).

Em Staré Mesto (Old Town) as aventuras continuavam =) umas dadivas de uns vendedores mais simpaticos, uns desvios para aqueles que eram atenciosos, e ate um guia de praga encontramos com direito a conversor e a um mapa adicional!! Enfim, umas sortudas! Tal como sempre achei..nao e preciso procurar tudo, basta saber reconhecer e aproveitar as oportunidades que aparecem, isso sim e fundamental =)
Perto da Church of Our Lady (what a name!!!), o encanto do relogio medieval - Radnice (Astronomical Clock), e as suas badaladas ineditas (com a procissao dos 12 apostolos acompanhados pela Avareza, a Vaidade, a Morte e o Turco a cada hora cheia encheram-me as medidas!! As ruazinhas, a arquitectura,a Powder Tower sao inesqueciveis, e mais inesquecivel a Staromestske namesti (old town square) plo encanto e por toda a vida que encarna!!

Seguimos para Nové Mesto (New Town) no meio de uma exposicao na rua de arte moderna..e que arte! Estava espalhada pla Praça Václavske Namesti, que mais parece uma avenida (750 m * 60 m, com um jardim no meio, e uam faixa transito de cada lado). Ao percorre-la sentimos a cidade no seu mais moderno prisma! Hoteis fancy, restaurantes, mt pessoas, a Státni Opera (teatro lirico) para chegar ao luxo e à grandiosidade do Narodni Muzeum (Museu Nacional).

Still had the time to Vyserahd que é o segundo castelo de Praga, uma fortaleza situada bem mais a sul, mas onde esta uma pequenina mas mt gira igreja (particularmente adoramos as portas!!) e o cemiterio de Olnamy, onde esta Franz Kafka. No alto das ruinas deste castelo, e no fim de percorrer o parque labirintico tivemos a recompensa: uma vista brutal sobre a cidade e do rio Moldava! Era so a perspectiva que nos faltava...e nem essa ficou a faltar!!

Sem duvida que é uma cidade que vale a pena, e faz juz ao nome de Perola do Oriente!
A visita valeu pla cidade, pla comida, plas sobremesas, plo requinte, plas vistas, plas compras e nao so, plos achados e perdidos, pla aventura, e mais que isso tudo pela companhia! Just perfect!!

A hora do aeroporto chegou... e ate isso foi uma aventura... multa para as meninas!!! mas somos parvinhas, inocentes, novinhas, estudantes, pobrezitas... ok pagamos metade...nada mau aki para as jeitosas hein ;)

mm assim ate a despedir es um amor...

Nao e uma despedida é um ate ja!!

see ya later babe na nossa Terra, apesar de tudo nao ha nada como ela!!!
mts bjinhos cheios de garra e inspiracao na recta final!!

ps. há palavras mal escritas mas (nao sei bem porque) nao tenho a maior parte dos acentos que aquela lingua de trapos usa!! =) nao ha nada como o russo e o portugues sao linguas muito mais sexy, no ponto de vista de uma polaca!

ps2. fotos aguardam-se

ps3. Parabens ZaZZa!! Um bjinho grande! e obrigada pla forca que me manda!!! Tem resultado! espero que o meu desejo de um dia divertido funcione tbem!!

2 Comments:

• At 16/8/06 07:46, Blogger Pedro Andrade said…

Hey!Meninas!
    Tou a ver que se divertiram à grande!Tou curioso pelas fotos:P
    Boa sorte para o finalzinho tá?
    beijinhos

• At 16/8/06 18:12, Anonymous Anónimo said…

obrigada minha linda por estares longe mas sempre presente. aliás nunca me senti tão importante por ter alguém a dar~me os parabéns e com o meu nome e tudo aqui na net(não foram só os sms)....Já sou famosa lol!!!!....Gosto muito de ti e estou cheia de saudades...das nossas fofocas...força tu consegues....beijinhos grandes estou à tua espera